Significado e utilização dos vegetais na liturgia dos Orixás. Classificação Botânica e litúrgica.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
ABERE OLOKO
ABÉRÉOLÓKO
Uso nos terreiros:
Usada para assentar Exu, no preparo de pós (Atin) com finalidade maléfica.
Folha gún (excitante).
Seu nome nagô significa “agulha do campo” devido o formato de suas sementes. Usada medicinalmente para combater hepatite e icterícia.
Uso em Ifá:
Do odu Òdí méjì: em trabalho de “proteção contra a ganância.”(Verger 1995:459).
Do odu Ogbè òfún em trabalho “para fazer alguém ter pesadelo.” (Verger 1995:415)
Outros nomes yorubá: Elésin máso, akésin máso, oyà, malánganran, agamáyàn, agaran moyàn, àgbede dudu oko, ajísomobíàlá (Verger l995:638) .
Nome popular: Picão, picão-preto, picão-da-praia, pico-pico, piolho-de-padre.
Nome latino: Bidens pilosa L., Compositae
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Motumbá meu velho! Simplesmente maravilhosa mais essa iniciativa de preservação do conhecimento litúrgico e terapêutico das folhas sagradas. Que Ossayin permita que os galhos cresçam cada vez mais. Vou recomendar aos meus amigos! Asé!
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