sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AKÒKO




Uso nos terreiros:


Nos rituais de iniciação, no àgbo, em banhos para todos os iniciados, sacralização dos objetos rituais dos orixás e para lavar o jogo de búzios.

O akòko tem a função de concretizar os trabalhos feitos e serve para coroar obrigações e assentamentos. É uma folha associada a realeza daí ser chamada de "a folha dos reis".

Espalhadas no chão do barracão em dia de festa, atrai prosperidade.

A árvore e adornada com uma faixa de tecido branco (Öjá) por ser considerada sagrada. Segundo a tradição yorubá seu tronco não pode ser ferido por machado, faca ou objetos de ferro.É utilizadas para todos os orixás.


Uso em Ifá:


Do odu Èjìogbè em “trabalho para obter um título honorífico” (Verger 1995:349).

Do odu Ògundá méjì em “trabalho para que ouçam nossas opiniões” (Verger 1995:381).


Nome popular: Acocô

Nome latino: Newbouldia laevis Seem., Bignoniaceae.

Origem: África.

12 comentários:

  1. tenho uma muda de acocô E GOSTARIA DE SABER COMO CUIDAR DELA

    ResponderExcluir
  2. OLÁ EDUARDO!!

    ONDE POSSO ADQUIRIR MUDAS DE AKOKO?

    AGUARDO SUA RESPOSTA.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eduardo,por favor me responda onde acho mudas de akoko?eu quero tanto.manda uma foto das folhas bem de perto.

      Excluir
  3. Olá Mani, O Akoko é uma planta que pega por galho muito facilmente, porém, o problema é conseguir muda. Normalmente a maioria das casas de candomble tem akoko plantado, com um pouco de sorte voce talvez consiga com algum amigo que seja da religião. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá..
    Fui feita em julho do ano passado e gostaria de saber o fundamento do Akóko quando é colocado no igbá.
    Grata,

    ResponderExcluir
  5. olá, Sr.Abiodun Ayóòla, asé!
    Peço informar se conhece no RJ algum fornecedor de muda ou galho de Akòko; fiquei de pesquisar para uma pessoa, mas aqui em São Paulo um fornecedor via net pediu preço exorbitante.
    Poderia informar os usos ritualísticos do macaçá ("Catinga de Mulata", mas daquela de folha verde-claras caule marrom-avermelhado e de um perfume irresistível)?. Grata, Lina Efigenia, de São Paulo/SP, 08/03/11

    ResponderExcluir
  6. Na internet há um blog voltado para a venda de plantas litúrgicas, basta procurar em venda de plantas sagradas do candomblé. Contudo não posso atestar a idoneidade do vendedor porque nunca comprei nada com ele.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Faço lembrar que o akokô também está intimamente vinculado aos Babá Egungun, constando em diversos assentamentos consagrados aos mesmos dentro dos templos Lesse Egun.

    ResponderExcluir
  9. Faço lembrar que o akokô também está intimamente vinculado aos Babá Egungun, constando em diversos assentamentos consagrados aos mesmos dentro dos templos Lesse Egun.

    ResponderExcluir
  10. Também faço lembrar que o akokô também está intimamente vinculado aos Babá Egungun, constando em diversos assentamentos dos mesmos nos templos Lesse Egun.

    ResponderExcluir
  11. Na internet há um blog voltado para a venda de plantas litúrgicas, basta procurar em venda de plantas sagradas do candomblé. Contudo não posso atestar a idoneidade do vendedor porque nunca comprei nada com ele.

    ResponderExcluir